top of page
Buscar
  • Foto do escritorManuela Cavalcanti

A tilápia tá na moda

Fazer moda com sustentabilidade é uma filosofia da Arruda Acessórios




Transformar o couro da tilápia, que antes era descartado, em produtos artesanais é uma atividade que ajuda a aumentar a renda das famílias de criadores e pescadores. No sertão da Bahia, pequenos artesãos com apoio da Arruda Acessórios estão aproveitando a ideia para incrementar seus negócios e melhorar suas condições financeiras.

Esse tipo de peixe pode ser criado em cativeiro e é comum no Brasil. Segundo o  mencionado pelo professor Manuel Vazquez Vidal Júnior no curso Criação de Tilápias, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “dentre as diversas espécies de peixes criadas no país, devemos destacar a tilápia devido ao conjunto de técnicas que permitem elevada produtividade. Além disso, a carne possui excelente paladar”.

Agregada a todas as vantagens de criação do peixe e venda da carne, há os benefícios da comercialização do couro. “O produtor pode vender a pele da tilápia, que é um subproduto da criação com valor considerável no mercado, ou mesmo aproveitá-la para artesanato, afirma o professor.

Após o processamento específico, no qual a pele, depois de descongelada, é lavada três vezes e seca com cascas de angico, o couro é transformado em mantas, pulseiras, colares, bolsas, sandálias, chaveiros, carteiras e outros materiais que a criatividade inspirar.




















Seja sustentável, seja uma mulher Arruda!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page